domingo, 28 de outubro de 2012

Preocupações no alinhamento de TI



O modelo de mapa de preocupações pode ser amplamente utilizado na análise de negócios de TI, especialmente para gerenciamento das partes interessadas durante a elicitação de requisitos, bem como durante a implementação.

Veja o modelo abaixo:



Na Análise de Negócios, é importante compreender as preocupações das diferentes partes interessadas no que diz respeito ao engajamento da TI.
Por exemplo, se você está implementando um novo sistema de contabilidade, você precisa no mínimo compreender as preocupações das diferentes partes interessadas (stakeholders).
Há quatro grandes categorias de preocupações que essas partes interessadas podem ter:
1. Preocupações relacionadas com "valor recebido": como uma parte interessada, eu teria muito interesse no valor de um novo sistema ou "o que" a aplicação vai entregar. Assim, a principal preocupação é em relação ao valor recebido ou valor agregado.
2. Preocupações relacionadas com a entrega: Esta é a preocupação em torno implementação e entrega do sistema em si.
3. Preocupações relacionadas com a confiança e conforto: Estas são preocupações relacionadas não só quanto a confiança e conforto no novo sistema, mas também a confiança e conforto, com os processos de negócios que serão afetados ou modificados devido a implementação do sistema.
4. Preocupações relacionadas com software: Estas são as preocupações diretas relacionadas ao sistema e software que será implantado. Exemplo de tal preocupação é a quantidade de treinamento e planejamento necessário para fazer a transição de um sistema legado para um novo sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário